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Perguntas Frequentes > Aplicativos Nota Paraná e Menor Preço

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+Como faço para baixar o aplicativo da Nota Paraná?
Acesse a loja de aplicativos do seu celular iOS, App Store, ou Android, Google Play, localize o app Nota Paraná ou use o QR Code, e clique em instalar.
+Como faço para baixar o aplicativo do Menor Preço?
Acesse a loja de aplicativos do seu celular iOS, App Store, ou Android, Google Play, localize o app Menor Preço e clique em instalar.
+Posso consultar o Menor Preço pelo computador?
Sim, visite o site Menor Preço.
+Qual é a fonte de informação para apresentação dos preços?
Os preços apresentados são atualizados com base no valor do produto da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).
+O que é a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)?
A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio a consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.
+Com que frequência os preços são atualizados no aplicativo Menor Preço?
Os preços são atualizados em tempo real, ou seja, assim que a nota fiscal é emitida, o valor do produto é carregado para o Menor Preço.
+Quais estabelecimentos estão no aplicativo Menor Preço?
Todos os estabelecimentos que emitem NFC-e. Atualmente, no Estado do Paraná, são mais de 60 mil estabelecimentos.
+Qual é a credibilidade da informação apresentada no aplicativo?
Quando um estabelecimento emite uma NFC-e, ele previamente autoriza este documento junto à Secretaria da Fazenda do Estado. E é com base neste documento que os valores são atualizados, o que garante que o valor do produto foi efetivamente praticado pelo estabelecimento.
+Quando faço a consulta, aparece a informação de quem comprou o produto?
Não. Apenas de quem vendeu o produto e por qual preço.
+Por que, em determinadas situações, não encontro o produto pelo código de barras?
O código de barras é informado pelo emissor na nota fiscal. Se o estabelecimento inseriu esta informação na NFC-e, o produto poderá ser encontrado pelo código de barras. Caso contrário, será encontrado apenas pela descrição do produto.
+Um mesmo produto pode aparecer em mais de uma categoria?
Sim. A categoria é informada pelo estabelecimento emissor da NFC-e e nem sempre os estabelecimentos informam a mesma categoria para um produto.
+O estabelecimento é obrigado a praticar o mesmo preço apresentado pelo aplicativo?
Não. O preços apresentados pelo aplicativo são de valores praticados pelo estabelecimento em algum momento. Quando a NFC-e é mais recente, a probabilidade de o valor ainda estar sendo praticado é maior.
+Os preços mostrados são ofertas?
Não. Os valores apresentados são de produtos efetivamente vendidos pelo estabelecimento.
+O preço apresentado para o produto é o menor valor praticado no dia?
Não. O valor apresentado é sempre o da última nota fiscal onde o produto constava, o que não é necessariamente o menor valor de venda do dia.
+Qual o raio de abrangência da pesquisa?
O raio é até 20 quilômetros. O usuário pode optar por reduzir o raio da pesquisa.
+O aplicativo funciona como uma lista de compras?
Não. Ele mantém uma lista de produtos de interesse; entretanto, o aplicativo não tem objetivo de realizar compras on-line. Ele apenas indica estabelecimentos onde a lista de produtos é potencialmente mais barata.
+Os produtos adicionados à minha lista estão vinculados aos estabelecimentos pesquisados?
Não. Os produtos são armazenados de forma independente ao estabelecimento. A cada verificação do Menor Preço, o produto mais barato poderá ser de um estabelecimento diferente.
+Para criar uma lista de compras e adicionar produtos nela preciso ter cadastro no Nota Paraná e o aplicativo do Nota Paraná instalado em meu dispositivo?
Não há necessidade de ter o aplicativo do Nota Paraná instalado, mas é necessário estar cadastrado no programa Nota Paraná para criar listas.
+Posso pesquisar minha lista por menor preço em um determinado estabelecimento?
Ainda não. Esta funcionalidade está programada para ser liberada em versão futura do aplicativo.
+Quando o valor histórico de uma lista é guardado?
Sempre que você faz uma atualização do menor preço da lista.
+Quando compartilho um preço pesquisado as pessoas precisam baixar o aplicativo para ver o preço?
Não há necessidade. O produto, valor e estabelecimento que você compartilhar com seus amigos sempre são encaminhados como textos nas mensagens, desta forma as informações podem ser vistas sem a necessidade do aplicativo.
+Posso usar o aplicativo fora do Estado do Paraná?
Sim. Entretanto, para quem estiver fora do Paraná, os preços apresentados serão sempre da região central de Curitiba, Para isso, utilize a opção "Fixar posição no centro de Curitiba" no menu "Preferências".
+Posso realizar compras pelo aplicativo?
Não. O objetivo do aplicativo é indicar o menor preço em um estabelecimento próximo a você.
+Como posso identificar se a Nota Fiscal é uma NFC-e?
A maneira mais fácil de identificar é pelo seu formato. Este é o único tipo de nota fiscal que apresenta um código de barras bidimensional (QR Code). Veja imagem abaixo.

NFE