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Perguntas Frequentes > Cadastro de Pessoa Física

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+É necessário me cadastrar para participar do Programa?
Não é necessário se cadastrar no programa para gerar créditos. Basta informar o seu CPF ou CNPJ no ato da compra. Porém, para consultar e utilizar os seus créditos, bem como para participar dos sorteios mensais, você consumidor deverá acessar o site do Programa, www.notaparana.pr.gov.br, e efetuar seu cadastro.
+Quem pode se cadastrar no Programa?
Pessoa física com CPF em situação cadastral regular no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda (CPF/MF). Menores de idade também podem se cadastrar.

Pessoa Jurídica - Entidades sem fins lucrativos de direito privado que atuam no ramos de atividade de assistência social, cultural, defesa e proteção animal, desportiva e saúde.

+Como posso me cadastrar no Programa?
O procedimento de cadastro é feito totalmente pela Internet. Para obter o acesso ao sistema, você consumidor deverá selecionar a opção “Cadastre-se” no portal do Programa Nota Paraná (www.notaparana.pr.gov.br) e seguir os passos abaixo:

Passo 1: preencha o seu CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, Nome da Mãe e CEP do endereço, exatamente iguais aos dados cadastrados na Receita Federal do Brasil.

Atenção: Certifique-se de digitar as informações rigorosamente iguais as presentes na base da Receita Federal do Brasil. A simples digitação de uma letra incorreta, ou mesmo a digitação de um espaço em branco fará com que o sistema apresente mensagem de alerta. Excedido o número de tentativas de cadastro, o acesso será bloqueado, até que você realize os procedimentos descritos nas mensagens e/ou instruções disponibilizadas no Portal do Programa.

Após, preencha um endereço eletrônico (e-mail) válido para criação da senha.

Importante! O e-mail deve ser informado corretamente para receber as mensagens da Secretaria da Fazenda do Paraná e principalmente para poder cadastrar uma nova senha, em caso de esquecimento. Portanto, é de sua total responsabilidade que seja informado um e-mail válido.

Passo 2: opcionalmente, você poderá melhorar a confiabilidade de seu cadastro informando dados adicionais, tais como título de eleitor, telefone, número de cliente da conta de luz, RENAVAM de veículo de sua propriedade e número de cliente de TV por assinatura. Quanto mais completo seu cadastro, mais serviços estarão acessíveis via internet. Após concluir o seu cadastro não é possível informar os dados adicionais, mas não se preocupe, você poderá concluir seu cadastro sem essas informações. O RENAVAM poderá ser informado na utilização do crédito, na guia MINHA CONTA CORRENTE, depois de concluído o seu cadastro.

Após clicar no botão gravar, o sistema enviará uma mensagem de confirmação para o endereço eletrônico (e-mail) informado, contendo as instruções e o link para criação de sua senha de acesso ao Portal do Programa Nota Paraná.

Atenção: Se o seu e-mail possuir algum tipo de proteção contra e-mails indesejados (anti-spam) verifique na sua caixa de spam.

A senha cadastrada no site do Programa Nota Paraná é pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo seu. Portanto, atos praticados mediante o uso de sua senha serão de sua responsabilidade, não cabendo à Secretária da Fazenda do Paraná responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

Passo 3: Clique no link recebido em seu e-mail, ele direcionará você para a tela de criação de sua senha. Cadastre sua senha e pronto, você já pode acessar o Portal do Programa Nota Paraná.
+O que devo fazer se meus dados opcionais (número de telefone, número de cliente de tv por assinatura e/ou número de cliente da Copel) não constam nos sistemas da Receita Estadual?
Não se preocupe, você poderá concluir seu cadastro sem essas informações. Trata-se de dados opcionais que ajudam a aumentar o nível de confiabilidade do seu cadastro, para que você tenha mais serviços disponíveis pela Internet. O nível de confiabilidade também será aumentado após o primeiro resgate dos seus créditos. Após concluir o seu cadastro não é possível informar os dados adicionais.
+Não recebi o meu e-mail para criação de senha, como devo proceder?
Se você já verificou em sua pasta de spam e não localizou o e-mail naoresponder@notaparana.pr.gov.br para criação de senha, você poderá efetuar um novo cadastro, certificando da correta digitação do endereço eletrônico (e-mail). Aproveitamos para destacar que seu e-mail de confirmação poderá levar alguns minutos até que esteja disponível em sua caixa de entrada. Assim, sugerimos aguardar alguns minutos até que a mensagem possa ser entregue definitivamente.
+O meu CPF apresenta situação cadastral diferente de regular ou meus dados cadastrais estão divergentes, como devo proceder?
Clique aqui para REGULARIZAR O CADASTRO DO CPF NA RECEITA FEDERAL.

Clique aqui para ALTERAR OS DADOS CADASTRAIS DO CPF NA RECEITA FEDERAL.
+Posso fazer o meu cadastro com certificado digital?
Sim, seu cadastro pode ser feito utilizando seu certificado digital (e-cpf). O cadastro com certificado digital será mais simples e seu cadastro terá um nível maior de confiabilidade. Com isso novos serviços serão disponibilizados e você terá maior limite para resgate de crédito.
+Como faço para alterar meu telefone e endereço?
Entre com seu CPF e senha, abra a guia guia MEU PERFIL. Clique em ATUALIZAR ENDEREÇO, preencha os campos, em seguida clique em GRAVAR. As alterações de telefone e endereço não estão disponível pelo aplicativo.
+Como faço para alterar meu nome?
Entre com seu CPF e senha, vá em CONFIGURAÇÕES, clique em alterar dados cadastrais. Os campos que podem ser alterados são: data de nascimento, nome completo, nome da mãe e CEP. Serão atualizados os dados conforme consta na Receita Federal do Brasil. A alteração de nome não está disponível pelo aplicativo.

Configurações
+Como faço para alterar meu e-mail?
Entre com seu CPF e senha, vá em CONFIGURAÇÕES, clique em alterar e-mail.
Se não lembra a senha da Nota Paraná e do e-mail, preencha e protocole o REQUERIMENTO DE ALTERAÇÃO DE E-MAIL.
+Como faço para alterar minha senha?
Entre com seu CPF e senha, vá em CONFIGURAÇÕES, clique em alterar senha. A alteração de senha não está disponível no aplicativo.
+Esqueci a senha da Nota Paraná. O que devo fazer?
Clique em Esqueceu a senha. Será enviado um link para o seu e-mail que você cadastrou na Nota Paraná. Abra seu e-mail, clique no link enviado para definição de senha e digite a nova senha da Nota Paraná.
+Esqueci a senha do meu e-mail. O que devo fazer?
Tente recuperar a senha do seu e-mail clicando em Esqueceu a senha? na página do seu e-mail (hotmail, outlook, gmail...). Será enviado um código de confirmação no seu celular, caso tenha indicado um número quando criou o e-mail. Se não conseguir recuperar a senha do e-mail, preencha o formulário de alteração de e-mail na Nota Paraná.
+Para que serve o “Nível de Confiabilidade do Cadastro”?
O nível de confiabilidade do cadastro foi criado para a própria segurança do cidadão. Quanto mais dados informados e verificados em nossas bases ou na Receita Federal do Brasil, maior será o nível de confiabilidade do seu cadastro.
O nível “Excelente” será atingido cadastrando-se com Certificado Digital ou após o primeiro resgate de seus créditos.
Somente com o nível "Excelente" é possível ter acesso aos dados das notas fiscais emitidas.
+Quando terei acesso completo às funcionalidades do sistema?
Somente após a confirmação do primeiro depósito em sua conta corrente ou poupança é que você terá acesso completo das funcionalidades do sistema.
+O consumidor residente em outro estado poderá participar do programa?
Sim. O consumidor residente em outro Estado também poderá participar do Programa Nota Paraná.