Levantamento mostra aumento de 14,25% na emissão de notas 17/03/2016 - 11:10

Levantamento feito pela Secretaria estadual da Fazenda mostra que houve crescimento de 14,25% na emissão de notas fiscais no varejo paranaense em 2015. O impacto desse aumento na arrecadação de ICMS está sendo calculado, uma vez que é preciso considerar os efeitos da crise econômica que o país enfrenta.

“O combate à sonegação possibilita a ampliação de nossa receita, revertendo esses recursos em serviços públicos de mais qualidade para a nossa população”, afirma o governador Beto Richa.

Duas novidades lançadas recentemente devem resultar em incremento no número de participantes. Uma é o aplicativo para celular que, entre outras coisas, oferece o código de barras com o número do CPF para apresentar no comércio e a possibilidade de fazer reclamações.

Agora também há a possibilidade de indicar instituições de assistência social, saúde, cultura, esporte, defesa e proteção animal como beneficiárias do Nota Paraná. Desde o começo de março, quem não quiser colocar o CPF na nota pode indicar as instituições sem fins lucrativos cadastradas no programa como beneficiárias dos créditos e dos prêmios do programa.

De acordo com o secretário Mauro Ricardo Costa, 125 entidades já se cadastraram e estão aptas para receber as notas fiscais. “Elas poderão conseguir essas notas por intermédio de urnas colocadas em estabelecimentos comerciais ou pela transferência de pessoas que pegam a nota sem CPF. É mais uma oportunidade dessas instituições captarem recursos”, destacou.