Aplicativo Menor Preço

 
Como faço para baixar o aplicativo do Menor Preço?

Acesse a loja de aplicativos do seu celular iOS - App Store - ou Android - Google Play -, localize o app Menor Preço e clique em instalar.

 
As prefeituras devem consultar o Menor Preço em processos de licitações?

Sim, nos termos da Lei nº 19.476 de 24/04/2018, que altera a Lei nº 15.608 de 16/08/2007, que estabelece normas sobre licitações, contratos administrativos e convênios no âmbito dos Poderes do Estado do Paraná.

 
Posso consultar o Menor Preço pelo computador?

Sim. É só visitar o site Menor Preço.

 
Qual é a fonte de informação para apresentação dos preços?

Os preços apresentados são atualizados com base no valor do produto da nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e).

 
O que é a nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e)?

A nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e) é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio a consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.

 
Como posso identificar se a nota fiscal é uma NFC-e?

A maneira mais fácil de identificar é pelo seu formato. Este é o único tipo de nota fiscal que apresenta um código de barras bidimensional (QR Code). Veja imagem abaixo.

Nota Fiscal Eletrônica
 
Com que frequência os preços são atualizados?

Os preços são atualizados em tempo real, ou seja, assim que a nota fiscal é emitida, o valor do produto é carregado para o Menor Preço.

 
Quais estabelecimentos estão no aplicativo Menor Preço?

Todos os estabelecimentos que emitem NFC-e. Atualmente, no Estado do Paraná, são mais de 60 mil estabelecimentos.

 
Qual é a credibilidade da informação apresentada no aplicativo?

Quando um estabelecimento emite uma NFC-e, ele previamente autoriza este documento junto à Secretaria da Fazenda do Estado. E é com base neste documento que os valores são atualizados, o que garante que o valor do produto foi efetivamente praticado pelo estabelecimento.

 
Quando faço a consulta, aparece a informação de quem comprou o produto?

Não. Apenas de quem vendeu o produto e por qual preço.

 
Por que, em determinadas situações, não encontro o produto pelo código de barras?

O código de barras é informado pelo emissor na nota fiscal. Se o estabelecimento inseriu esta informação na NFC-e, o produto poderá ser encontrado pelo código de barras. Caso contrário, será encontrado apenas pela descrição do produto.

 
Um mesmo produto pode aparecer em mais de uma categoria?

Sim. A categoria é informada pelo estabelecimento emissor da NFC-e e nem sempre os estabelecimentos informam a mesma categoria para um produto.

 
O estabelecimento é obrigado a praticar o mesmo preço apresentado pelo aplicativo?

Não. O preços apresentados pelo aplicativo são de valores praticados pelo estabelecimento em algum momento. Quando a NFC-e é mais recente, a probabilidade de o valor ainda estar sendo praticado é maior.

 
Os preços mostrados são ofertas?

Não. Os valores apresentados são de produtos efetivamente vendidos pelo estabelecimento.

 
O preço apresentado para o produto é o menor valor praticado no dia?

Não. O valor apresentado é sempre o da última nota fiscal em que o produto constava, o que não é necessariamente o menor valor de venda do dia.

 
Qual é o raio de abrangência da pesquisa?

O raio é até 20 quilômetros. O usuário pode optar por reduzir o raio da pesquisa.

 
O aplicativo funciona como uma lista de compras?

Não. Ele mantém uma lista de produtos de interesse; entretanto, o aplicativo não tem objetivo de realizar compras on-line. Ele apenas indica estabelecimentos onde a lista de produtos é potencialmente mais barata.

 
Os produtos adicionados à minha lista estão vinculados aos estabelecimentos pesquisados?

Não. Os produtos são armazenados de forma independente ao estabelecimento. A cada verificação do Menor Preço, o produto mais barato poderá ser de um estabelecimento diferente.

 
Para criar uma lista de compras e adicionar produtos nela preciso ter cadastro no Nota Paraná e o aplicativo do Nota Paraná instalado em meu dispositivo?

Não é necessário ter o aplicativo do Nota Paraná instalado, mas é necessário estar cadastrado no programa Nota Paraná para criar listas.

 
Posso pesquisar minha lista por menor preço em um determinado estabelecimento?

Ainda não. Esta funcionalidade está programada para ser liberada em versão futura do aplicativo.

 
Quando o valor histórico de uma lista é guardado?

Sempre que você faz uma atualização do menor preço da lista.

 
Quando compartilho um preço pesquisado, as pessoas precisam baixar o aplicativo para ver o preço?

Não há necessidade. O produto, valor e estabelecimento que você compartilhar com seus amigos sempre são encaminhados como textos nas mensagens, desta forma as informações podem ser vistas sem a necessidade do aplicativo.

 
Posso usar o aplicativo fora do Estado do Paraná?

Sim. Entretanto, para quem estiver fora do Paraná, os preços apresentados serão sempre da região central de Curitiba, Para isso, utilize a opção "Fixar posição no centro de Curitiba" no menu "Preferências".

 
Posso fazer compras pelo aplicativo?

Não. O objetivo do aplicativo é indicar o menor preço em um estabelecimento próximo a você.